TCE/MT recomenda ao Governo do Estado e prefeituras ações efetivas de combate à dengue

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio 

 

A Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE, Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, recomendou que o Governo do Estado e as prefeituras dos 142 municípios fortaleçam as estratégias para redução dos casos de dengue e de outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypt. 

Durante a sessão ordinária desta semana, o presidente da Comissão, conselheiro Guilherme Maluf, chamou a atenção para o crescimento da transmissão da doença nos últimos meses, provocado pelo aumento das temperaturas e pela chegada das chuvas.

A nota recomendatória encaminhada pela Comissão à Secretaria Estadual de Saúde sugere a realização de levantamento e monitoramento contínuo dos dados epidemiológicos e divulgação de boletins informativos diários, possibilitando aos gestores a redefinição de estratégias de prevenção. 

Além disso, o conselheiro reforça que a secretaria deve avaliar a criação de um Centro de Operações de Emergência da Dengue, a fim de operacionalizar e dar mais agilidade ao processo regulatório nas unidades de saúde. 

Já aos municípios caberá, entre outras ações, avaliar a adoção de medidas de combate ao mosquito, incluindo a identificação de áreas com maior infestação, como cemitérios e imóveis fechados ou abandonados. 

A nota recomendatória estabelece também que os gestores realizem ações orientativas, educativas e pedagógicas de enfrentamento à dengue, prestando a devida assistência, acolhimento e acompanhamento adequado aos pacientes que apresentem sintomas da doença.