| 05 TCEMT propõe inclusão da disciplina “Cidadania e Controle Social” para alunos do ensino médio.mp3 |
Foto da manchete: FÁBIO LIMA
Por Jurandir Antonio – Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio:
A Comissão Permanente de Educação e Cultura do TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, apresentou à Seduc, Secretaria de Estado de Educação, proposta de inclusão da disciplina “Cidadania e Controle Social” na grade curricular dos alunos do ensino médio.
A matéria seria oferecida de forma eletiva nas escolas de tempo integral.
O presidente da Comissão, conselheiro Antonio Joaquim, destacou o potencial da formação cidadã no fortalecimento da democracia, entre outros benefícios.
O conselheiro lembrou que é na escola o local onde plantamos as sementes do conhecimento, ética e responsabilidade social.
Antonio Joaquim avalia que a disciplina de Cidadania e Controle Social vai ajudar os jovens a compreenderem os mecanismos da administração pública e os instrumentos de controle social, tornando-os cidadãos críticos e atuantes.
Para o conselheiro, em Mato Grosso, a mudança curricular vai resultar em mais transparência e eficiência nos serviços prestados à população.
Ele entende ainda que este aprendizado é vital para identificar e combater irregularidades, promovendo transparência em todas as esferas de governo.