TCE/MT e Unicef realizam encontro para debater evasão escolar e baixa cobertura vacinal

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, e o Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância, realizam, nos dias três quatro de outubro, a capacitação “Mato Grosso unido pela infância: construindo compromisso para rematrícula escolar e imunização”.

Voltado aos 141 municípios do estado, o encontro vai debater as estratégias de Busca Ativa Escolar e Busca Ativa Vacinal, com objetivo de estabelecer metas e cronograma de ações para 2024.

A capacitação tem como público-alvo coordenadores municipais da educação básica, da imunização, da Busca Ativa Escolar e da Busca Ativa Vacinal.

O presidente da Comissão de Educação e Cultura, conselheiro Antonio Joaquim, explicou que há dois anos o trabalho de Busca Ativa Escolar vem sendo desenvolvido no estado, e no ano passado atingiu a adesão dos 141 municípios à plataforma do Unicef. Mas, no primeiro semestre deste ano, já não teve uma resposta satisfatória, lamentou o conselheiro.

Já a oficial de comunicação do Unicef, Ida Oliveira, lembrou que Mato Grosso ficou abaixo das metas de rematrículas e, apesar do esforço, a imunização este ano também está muito baixa.

Por isso, segundo ela, esse esforço que está sendo feito junto com diferentes instituições e o Tribunal de Contas é absolutamente fundamental nessa na agenda pelos direitos das crianças e adolescentes.