TCE/MT e MPE/MT vão atuar para garantir atendimento educacional às pessoas com deficiência

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, e o Ministério Público do Estado vão atuar em conjunto para fomentar o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista.

O compromisso consta em um Termo de Cooperação Técnica assinado na última semana, pelo presidente da Corte de Contas, conselheiro José Carlos Novelli, e pelo procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior.

De acordo com Novelli, a capacitação de cuidadores deverá ser incluída no plano bianual de cursos da Escola Superior de Contas.

Na ocasião, Noveli explicou que o Tribunal de Contas vai fazer uma capacitação massiva, enquanto o Ministério Público fica com a missão de fazer com que a legislação que obriga que as escolas tenham esses cuidadores seja cumprida.

O presidente do TCE disse ainda que esta é uma demanda que envolve a educação e a saúde, que são as duas políticas públicas mais importantes para a sociedade.

Já o procurador-geral de Justiça, lembrou que a falta de capacitação de profissionais para atuarem como cuidadores nas escolas tem sido apresentada como justificativa para o descumprimento da legislação vigente.

Além da qualificação e fiscalização, o Termo prevê o fomento a campanhas de incentivo e conscientização sobre o Atendimento Educacional Especializado.