| 06 SUS - Saúde pública de Várzea Grande terá cobertura de 100% na Atenção Primária.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Várzea Grande vai dar um passo definitivo na área de saúde pública e ainda em 2023 passará a ter cobertura de 100% na Atenção Primária à Saúde, que é a porta de entrada dos usuários no SUS, Sistema Único de Saúde, ou seja, o atendimento inicial.
O objetivo dessa etapa é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar possíveis casos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade.
De acordo com o prefeito, Kalil Baracat, a proposta representa um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos, otimizando a capacidade das estruturas de atendimento e promovendo a resolutividade dos anseios das pessoas.
O prefeito lembrou que a Atenção Primária à Saúde através do Estratégia da Família é o acompanhamento de toda a vida do paciente, desde o nascimento, a infância, a juventude, a fase adulta até a terceira idade.
O novo formato de Gestão da Atenção Primária à Saúde, coordenado pelo Ministério da Saúde, visa garantir melhor acesso, cuidado, maior número de profissionais, como médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, além de melhor utilização dos recursos públicos e de parceiros privados que atendem o SUS.
Uma equipe do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, realizou, no fim de agosto, um estudo com as equipes técnicas de Várzea Grande para a viabilidade de implantação da ação de Ampliação e Qualificação da Atenção Primária à Saúde na cidade.
Com isso, Várzea Grande deve ser um dos primeiros municípios do Estado de Mato Grosso a implantar esta nova proposta.
O prefeito Kalil Baracat assegurou que o município vai colocar em prática o projeto, porque o que é bom para a população, também é bom no aprimoramento da Gestão da Saúde.