Sojicultores de Mato Grosso têm até 15 de fevereiro para cadastrar área no Indea

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Cleverson Rodrigues

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

 

Os sojicultores de Mato Grosso têm até 15 de fevereiro para realizar o cadastramento das unidades de produção no Indea, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado.

O cadastro é obrigatório, podendo ser realizado pela internet por meio do Sisdev, Sistema de Defesa Sanitária Vegetal.

Outra opção para fazer o cadastramento é o produtor de soja ir pessoalmente até uma das 141 unidades do Indea ou contar com apoio das unidades via whatsapp.

Para o cadastramento, é preciso informar o total de área plantada, localização geográfica, a variedade cultivada, entre outros esclarecimentos. 

Quem não se cadastrar, dentro do prazo legal, fica sujeito à aplicação de multa de 10 UPFs, Unidades Padrão Fiscal, cujo valor em janeiro é de dois mil 543 reais e 60 centavos.

Na safra 2024/2025, foram cadastradas 16 mil 319 unidades de produção de soja, o que corresponde a oito mil 993 produtores de soja que totalizaram mais de 11 milhões de hectares de área plantada.

Até o início desta semana já estavam cadastradas junto ao Indea um total de oito mil 175 Unidades de Produção, o que corresponde a aproximadamente sete milhões de hectares já declarados por quatro mil 697 sojicultores.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Yaponira Cavalcanti