Site e aplicativo criados em MT visam reduzir número de casos de violência contra a mulher

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução Secom-MT

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Para facilitar o acesso das vítimas de violência aos serviços públicos de auxílio, a Polícia Civil de Mato Grosso, em parceria com o Poder Judiciário e a Secretaria de Segurança Pública criou dois serviços reunidos no projeto SOS Mulher MT.

Um é o site sosmulher.pjc.mt.gov.br. Nele pode ser solicitada a medida protetiva de urgência on-line sem a necessidade da mulher se deslocar até uma delegacia.

Assim que a vítima preenche todos os dados no formulário do site, a medida protetiva é analisada por um delegado que, na sequência envia para um juiz, que vai analisar o pedido.

A medida protetiva já é integrada ao Processo Judicial eletrônico, de forma ágil e segura, com resposta à vítima em poucas horas. O serviço é disponível para todos os tipos de violência doméstica, exceto a sexual.

O outro serviço é o aplicativo SOS Mulher MT. Nessa ferramenta, a vítima acessa o botão de pânico e outras funções disponíveis, como telefones de emergência, denúncias, delegacia virtual.

Em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis o app vai permitir que a mulher tenha acesso ao Botão do Pânico, um pedido de socorro no formato virtual, que pode ser acionado quando o agressor descumprir a medida protetiva.

Ao acionar o botão, em 30 segundos o pedido chega ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, que enviará a viatura mais próxima, em socorro à vítima.

Fora de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis, o aplicativo pode ser acessado para as outras funções, como direcionamento à medida protetiva on-line, telefones de emergência, endereços das Delegacias da Mulher no estado, do Plantão 24 horas, denúncias sobre violência doméstica e também acesso à Delegacia Virtual para registro de ocorrências.

Na primeira semana em que foram lançados os serviços pela Polícia Civil e Judiciário, o aplicativo teve duzentos dowloads.

O app SOS Mulher MT está disponível para os sistemas Android e IOS.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.