Sistema de saúde de Sinop entra em colapso e município pede ajuda ao Estado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio:

Em colapso na saúde, Sinop está com 100% de lotação das UTIs no hospital Regional por causa do aumento nos casos de Covid-19.

Mais de 25% dos casos da doença estão na região norte do Estado e o município pediu ajuda à Secretaria Estadual de Saúde.

Para o secretário de Saúde de Sinop, Kristian Barros, é “urgente” a reativação de mais 10 vagas no Regional que foram desativadas com a redução dos casos nos meses anteriores.

Ele alerta que a previsão é que a situação se agrave em janeiro, em razão das aglomerações provocadas pelas festividades de final do ano.

O secretário de Sinop lembra ainda que, desde o início da pandemia, Estado e município tem trabalhado em conjunto para garantir leitos aos pacientes de Sinop e região.

“Tanto que no início do ano, através do Consórcio de Saúde, as cidades da região se uniram e compraram equipamentos para mais nove leitos no Hospital Regional.

Agora, considerando que o Brasil já enfrenta a segunda onda, precisamos que esses leitos para Covid-19 sejam reativados”, destaca Kristian.

Por outro lado, a Secretaria de Estado de Saúde revelou que está avaliando o pedido feito pelo município de Sinop para melhorar o atendimento as pessoas infectadas pelo coronavírus.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.