| 08 Setor leiteiro movimenta R$ 71,5 bilhões, mas tem prejuízo com custos altos e importações.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio
Entidades do setor leiteiro reclamam de uma crise que, segundo informam, afeta milhares de produtores em todo o Brasil.
Uma reunião de lideranças do setor em Santa Catarina revelou que os preços pagos aos produtores estão abaixo dos custos de produção, além disso eles vem enfrentando um aumento das importações do Mercosul e oferta superior à demanda.
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de leite, com volume recorde de mais de 36 bilhões de litros produzidos em 2024, segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O setor lácteo movimentou cerca de 71 bilhões e meio de reais em 2024, reforçando sua importância social e econômica na matriz do agronegócio brasileiro.
Minas Gerais lidera a produção nacional, seguida por Paraná e Rio Grande do Sul, estados onde a atividade é fundamental para a geração de renda, principalmente em pequenas e médias propriedades.
Os líderes decidiram enviar um documento ao governo federal, reivindicando continuidade das auditorias da CNA sobre leite importado, criação de estoques reguladores e uso do leite nos programas sociais e de merenda escolar, contribuindo para estabilizar o ambiente e remunerar os produtores de forma justa.
No próximo dia 12 de novembro, vai acontecer uma audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir a crise do leite e buscar alternativas junto a produtores, cooperativas, indústrias e representantes governamentais.