03 SETEMBRO AMARELO. Evento promovido pela SES e TCE debate a prevenção ao suicídio.mp3 |
Foto da manchete: Thiago Bergamasco | TCE
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio:
A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com o TCE, Tribunal de Contas do Estado, promoveu nesta quarta-feira o “VIII Encontro Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio no Setembro Amarelo”.
O evento foi realizado na Escola Superior de Contas, em Cuiabá, ao longo do dia, e reuniu mais de 200 participantes.
Com o tema “Promoção da Vida e da Saúde Mental nas Infâncias e Adolescências”, o encontro foi voltado aos gestores municipais, profissionais de saúde, profissionais de educação, estudantes de graduação e pós-graduação, além da comunidade em geral.
O secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Juliano Melo, destacou a importância da saúde mental para a Saúde Pública no atual contexto social.
Já o vice-presidente do TCE e presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social, conselheiro Guilherme Maluf, informou que os dados revelam um cenário preocupante e reforçam a urgência de políticas de saúde mental integradas, que contemplem todas as fases da vida e considerem também o envelhecimento populacional e sociocultural de Mato Grosso.
Por sua vez, o presidente da AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, Leonardo Bortolin, considerou o evento fundamental para o Estado de Mato Grosso e defendeu que a Saúde Mental seja tratada como prioridade pelos entes públicos.
Bortolin entende que o evento pode ser o pontapé inicial para levar essa conscientização e a importância de debates sobre esse tema a todos os municípios de Mato Grosso.
De acordo com a OMS, Organização Mundial da Saúde, cerca de 14 mil pessoas morrem vítimas de suicídio por ano no Brasil.