Setembro Amarelo - Especialistas afirmam que a melhor prevenção ao suicídio é o diálogo.

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

A melhor prevenção ao suicídio é o diálogo.

Quando a pessoa se comunica, ela inicia um processo em que precisa elaborar seus sentimentos e encontrar a melhor forma de externar suas emoções.

É por meio da fala que a dor pode ser elaborada, manejada e reduzida. E nesse processo, a escuta tem o papel fundamental de trazer equilíbrio e alívio às dores.

A escuta tem o poder de salvar vidas.

Essa é a opinião de especialistas da área da saúde emocional.

Segundo a coordenadora Regional do CVV, Centro de Valorização da Vida, Ana Rosa Ramos Nunes, a capacidade de ouvir, a escuta verdadeiramente interessada, acolhedora e sem julgamentos tem o poder de retirar a angústia e acalmar as dores.

Ana Rosa destacou que quando a pessoa é ouvida, ela também se ouve, e nisso o acolhimento é automático.

O CVV é uma organização de caráter filantrópico que presta serviço voluntário e gratuito de prevenção ao suicídio e apoio emocional, com atendimento 24 horas por dia, pelo telefone 188.

As ligações podem ser realizadas por celular ou telefone fixo. O contato com o CVV pode ser feito também pelo site www.cvv.org.br.

Em Mato Grosso, mais de 50 voluntários estão à disposição das pessoas que querem e precisam conversar.

No Brasil são mais de 100 postos de atendimento espalhados e três mil e 500 voluntários. Em 2022 foram realizados quase três milhões e meio de atendimentos de apoio.