A Secretaria de Estado de Saúde preparou ações de prevenção e detecção do câncer de mama e de colo do útero durante o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a saúde da mulher..wav |
Foto da manchete: Secom-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio:
A Secretaria de Estado de Saúde preparou ações de prevenção e detecção do câncer de mama e de colo do útero durante o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a saúde da mulher.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, a campanha Outubro Rosa já é conhecida, mas é muito importante que as mulheres aproveitem este período para fazer os exames preventivos de câncer de mama e câncer do colo do útero.
De acordo com o coordenador de Atenção às Condições de Saúde do Estado, Vinícius de Oliveira, os casos de câncer de mama diminuíram de 368, de janeiro a junho de 2024, para 245, no mesmo período deste ano em Mato Grosso.
Já o de câncer do colo do útero reduziu de 328, nos primeiros seis meses de 2024, para 203, de janeiro a junho de 2025.
Vinícius de Oliveira explicou que a Secretaria de Saúde tem atuado ativamente para assegurar o diagnóstico e o tratamento em tempo hábil em Mato Grosso, o que amplia as chances de cura e minimiza as sequelas dos pacientes.
Ele lembrou que a participação dos municípios é fundamental para atingir os objetivos da iniciativa, já que a atenção à saúde começa na Atenção Primária.
Por outro lado, a unidade móvel da Saúde da Mulher, que está no Hospital Estadual Santa Casa, realizou sete mil 544 consultas com mastologista/ginecologista, de janeiro a agosto de 2025. O número de exames de ultrassom mamária também aumentou. Foram mil 708 nos primeiros oito meses deste ano.