07 SES orienta sobre norma que antecipa mamografia para mulheres acima de 40 anos.mp3 |
Foto da manchete: Christiano Antonucci/Secom-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
As unidades de saúde de Mato Grosso devem realizar exame de mamografia pelo SUS, Sistema Único de Saúde, em mulheres de 40 a 49 anos e também aquelas com mais de 74 anos, mesmo sem sinais de câncer, em decisão conjunta com o profissional de saúde.
A nova regra busca ampliar a detecção precoce do câncer de mama e consta em nota técnica encaminhada pela Secretaria de Estado de Saúde aos Escritórios Regionais de Saúde e ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso.
O objetivo é uniformizar as informações relacionadas ao exame de mamografia pelo SUS, após recomendação do Ministério da Saúde.
Segundo o coordenador de Atenção às Condições de Saúde do Estado, Vinícius de Oliveira, a orientação anterior do Inca, Instituto Nacional de Câncer, era de que a mamografia de rastreamento fosse realizada na faixa etária dos 50 aos 69 anos.
As mulheres com menos de 50 anos poderiam realizar o exame em casos específicos.
Segundo ele, o que muda a partir de agora é que as pessoas com mais de 40 anos e acima de 74 anos já têm a recomendação de rastreamento para o câncer de mama, mesmo que assintomáticas.
De acordo com Oliveira, tanto homens quanto mulheres devem procurar avaliação médica no caso do aparecimento de alguma alteração mamária, como nódulos de consistência endurecida e fixos e nódulo mamário que vem aumentando de tamanho.
O coordenador informou que a identificação precoce dos cânceres de mama e do colo do útero aumenta significativamente as chances de tratamento e de cura.
Vale lembrar que a campanha do Outubro Rosa enfatiza a necessidade de as mulheres manterem o acompanhamento médico regular e ficarem atentas a qualquer alteração.