Serviços por meio eletrônico facilitam obtenção de documentos nos cartórios de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio:

 

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, os cartórios se adaptaram e migraram seus serviços para o meio eletrônico e tornaram o processo de obtenção de documentos e certidões muito mais simples e rápido.

 

No mês de novembro, a busca por serviços digitais cresceu 64% nos Cartórios do Estado em comparação com novembro de 2019.


Os números dos serviços digitais, que agora podem ser solicitados por meio de computadores, celulares e tablets, foram levantados na Central Eletrônica de Integração e Informações, plataforma eletrônica que integra todos os 243 Cartórios de Mato Grosso, e que é coordenada pela Anoreg, Associação de Notários e Registradores do Estado do Mato Grosso.


Em números absolutos, as solicitações passaram de nove mil 636, em novembro de 2019, para 15 mil 840, no mesmo período deste ano.

 

Os serviços do Registro de Imóveis foram os mais procurados nos últimos cinco meses. Entre os meses de julho e novembro, foram solicitadas um total de 214 mil 723 certidões de matrícula, de registro, penhor, ônus reais, negatividade de propriedade, entre outras.


A Central Eletrônica de Integração e Informações oferece aos usuários a mesma segurança jurídica que os atos praticados presencialmente nas unidades, só que com mais comodidade e menor custo.


Segundo o presidente da Anoreg, José de Arimatéia Barbosa, o aumento pode estar ligado ao isolamento social, mas também é resultado de uma sociedade cada vez mais tecnológica.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.