Senador articula com o MP medidas para construção de poços artesianos no Pantanal

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução da internet 

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Durante reunião virtual realizada na última semana, o senador por Mato Grosso Wellington Fagundes, do PL, solicitou ao procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, o apoio do Ministério Público do Estado no esforço pela construção de poços artesianos no Pantanal para abastecer caminhões pipa no combate a queimadas e incêndios que venham a acometer a região durante o período de seca.

Com a baixa incidência de chuvas desde o ano passado, os mananciais, como corixos, lagoas e outros estão secos, o que dificultaria a coleta de água para suprir os caminhões pipa, inclusive do Corpo de Bombeiros.

O procurador-geral considerou oportuna a iniciativa e solicitou ao senador Wellington que formalize a solicitação, com o envio de documentação que justifique tecnicamente a necessidade da construção dos poços para que possa municiar a área competente do MP para tratar do assunto.

Além do risco de queimadas e incêndios, que deve ser menor neste ano porque grande parte do pantanal foi queimada, há a previsão também de faltar água para a população pantaneira”, afirmou José Antônio Borges.

O senador Wellington Fagundes informou que a Associação Mato-grossense dos Municípios já realizou um estudo, coordenado por um geólogo, que apontou a necessidade de serem construídos cinco poços artesianos ao longo da rodovia Transpantaneira, que liga a cidade de Poconé a Porto Jofre, que serviriam para abastecer as viaturas do Corpo de Bombeiros e caminhões pipa que vierem a ser contratados num eventual combate a queimadas.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.