Senado deve votar nesta quarta-feira projeto que estimula contratação de microempresas em licitações

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Roque de Sá/Agência Senado

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

O Plenário do Senado pode votar, nesta quarta-feira, o projeto de lei complementar que busca estimular a contratação de micros e pequenas empresas em processos de licitação pública. 

Do senador Chico Rodrigues, do PSB de Roraima, o projeto determina que as licitações até o valor de 140 mil reais deverão ser destinadas exclusivamente às micro e pequenas empresas.

Atualmente, a legislação define essa obrigação para contratações públicas de até 80 mil reais, valor definido em 2014.

A proposta também determina que a administração pública exija dos licitantes, quando possível, a subcontratação de micros ou pequenas empresas para a aquisição de obras e serviços. 

Outro assunto que deve ser apreciado nesta quarta-feira, é a PEC, Proposta de Emenda Constitucional, que inclui a proteção aos idosos entre as competências legislativas da União, dos estados e do Distrito Federal.

O autor, senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, afirma que as ações institucionais em favor do idoso no Brasil “mostram-se tímidas e limitadas”.

Pelo texto, qualquer assunto referente aos idosos poderia ser tratado em leis tanto da União quanto dos estados e do Distrito Federal.