Seminário na UFMT de Cuiabá marca lançamento da pesquisa sobre infâncias indígenas no Brasil

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio

 

No próximo dia oito de fevereiro, o Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, vai sediar o Seminário de Lançamento da 1ª Oficina de Pesquisa de Campo ‘Povos Originais e suas Infâncias no Brasil’.

O evento é uma promoção do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinar da UnB, a Universidade de Brasília, em parceria com o Observatório dos Povos Indígenas e suas Infâncias.

O Seminário marca o início de uma iniciativa inédita que visa aprofundar o conhecimento sobre as condições de vida, desafios e experiências das crianças indígenas no Brasil, com estudos focados nos estados do Amazonas e Mato Grosso.

O projeto, liderado por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento da UnB, destaca-se pela participação ativa e liderança de pesquisadores indígenas em todas as etapas do processo.

Além de marcar um avanço na inclusão e valorização dos saberes e lideranças indígenas na pesquisa acadêmica brasileira, o projeto visa promover um diálogo construtivo entre autoridades locais, comunidades indígenas e acadêmicos, visando o bem-estar das crianças e a preservação das culturas indígenas no país.