Sema aprova mudança no traçado da ferrovia estadual que vai passar por 16 municípios

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Sema-MT

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio: 

 

A Sema, Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso, aprovou, esta semana, a mudança no traçado da ferrovia estadual.

No início de novembro, a prefeitura de Rondonópolis anulou a certidão de uso e ocupação de solo e a empresa foi proibida de continuar a obra na cidade.

Com aprovação do órgão, a expectativa é dar continuidade na obra.

O projeto da ferrovia está estimado em 12 bilhões de reais e promete impulsionar o agronegócio.

Os trilhos da ferrovia, de mais de 700 quilômetros de extensão, vão passar por 16 municípios de Mato Grosso e conectar Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, passando por Cuiabá.

O professor da Universidade Federal de Rondonópolis, Agnaldo Rocha, diz que os moradores temem que os trilhos do novo traçado passem perto das casas e que percam as propriedades.

Segundo o projeto de correção do traçado enviado à Sema, haverá uma adequação da ponte sobre o Rio Vermelho, em Rondonópolis, que faz parte do primeiro trecho da obra.

Por sua vez, a empresa responsável pela obra, a Rumo Logística, disse que os ajustes no projeto têm o objetivo de reduzir impactos ambientais em comunidades do entorno, além de diminuir os impactos no Rio Vermelho, com a extensão da ponte ferroviária.

A prefeitura de Rondonópolis disse que pode rever o cancelamento da autorização do uso e ocupação de solo à rumo se a empresa apresentar os laudos de impacto ambientais que foram solicitados.

A previsão é que, após concluída, a Rumo Logística seja responsável pela administração da ferrovia por 45 anos.