| Segundo mutirão oftalmológico vai atender 100 pacientes em Sinop.mp3 |
Jurandir Antonio
A Secretaria de Saúde de Sinop anunciou o segundo mutirão de cirurgias oftalmológicas para primeiro de novembro.
Serão 100 procedimentos de pterígios em pacientes que aguardam na fila de espera desde 2013.
Os pacientes já foram avisados pela Central Municipal de Regulação.
As cirurgias são destinadas a pacientes que já estão regulados pelo município e, esses, são chamados pela classificação de risco e, em seguida, pela ordem cronológica.
“É importante que todas as pessoas que estão aguardando por esse procedimento, assim como qualquer outro ofertado na rede de saúde pública, mantenham, sempre, o telefone atualizado no Cartão SUS, para que haja possibilidade de contato com os mesmos”, explicou a prefeita Rosana Martinelli, do PL.
Esse é o segundo mutirão oftalmológico de 2019, em agosto a Prefeitura atendeu 100 pacientes da fila de espera, sendo 70 procedimentos de pterígios e 30 de catarata. Um terceiro mutirão está previsto para ser realizado até dezembro, para zerar a fila de espera.
Novos pacientes devem procurar as unidades básicas de saúde e passar por uma avaliação médica, para classificar os casos de acordo com a gravidade.
O custo dos procedimentos é pago pela Prefeitura de Sinop e também pelas emendas impositivas da Câmara de Vereadores.