Seduc abre consulta para ampliar modelo cívico-militar em mais 66 escolas da rede estadual

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Seduc - MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio 

A Seduc, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, publicou, no início desta semana, editais de chamamento para consulta pública sobre a proposta de converter 66 escolas regulares de 28 municípios ao modelo de gestão cívico-militar.

As audiências previstas para 24 e 25 de fevereiro devem ocorrer nas próprias unidades selecionadas, com participação da comunidade escolar.

A expectativa, de acordo com a Seduc, é que o processo de escuta envolva servidores, estudantes e familiares, reunindo opiniões e manifestações sobre a proposta de conversão.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a consulta pública “é um gesto de respeito aos servidores, aos estudantes e às famílias, porque a escola é de todos.

Para ele, o chamamento reforça o compromisso de dar transparência e protagonismo à comunidade escolar.

Atualmente, a rede estadual conta com 105 unidades no modelo cívico-militar. Com a nova etapa, a Seduc amplia o alcance da proposta em cidades como Cuiabá, Várzea Grande, Colíder, Denise, Tangará da Serra, Jaciara e Alta Floresta, entre outras.

A meta do governo, segundo a Seduc, é chegar a 205 escolas cívico-militares ainda em 2026.

Para isso, até abril, a secretaria também prevê a publicação de novos editais para consulta pública em outras 34 unidades.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Ana Rosa Lima