Secretário é convocado para explicar sobrecarga de trabalho e falta de merendeiras nas escolas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, participou nesta terça-feira, de uma reunião na Assembleia Legislativa, para prestar esclarecimentos sobre as constantes complicações da comunidade escolar em relação à falta de profissionais de apoio à alimentação nas escolas estaduais, especialmente as merendeiras.

O convite pela deputada Janaína Riva, do MDB, e pelo deputado Henrique Lopes, do PT, em função das dificuldades relacionadas por alunos e profissionais da educação em todo o estado.

O encontro reuniu representantes de sindicatos e trabalhadores da educação, com o objetivo de debater soluções para o problema que afeta diretamente as merendeiras em todas as regiões de Mato Grosso.

Henrique Lopes destacou durante a reunião a importância de evitar a formação de “ilhas de excelência” na rede estadual de ensino, onde apenas algumas escolas recebem modernização e investimentos enquanto a grande maioria continua enfrentando dificuldades estruturais.

O deputado Henrique Lopes lembrou que cerca de 10% das 628 escolas da rede estadual já contam com equipamentos mais modernos, o desafio é atender às necessidades das outras 566 escolas que ainda convivem com problemas.

O parlamentar enfatizou a necessidade de um levantamento detalhado da demanda para que as melhorias sejam aplicadas de forma equitativa, considerando a realidade de cada escola, com a devida valorização dos profissionais da educação.

Por outro lado, o secretário de Estado da Educação, Alan Porto, ressaltou o esforço do Governo de Mato Grosso para garantir uma alimentação escolar de qualidade aos estudantes da rede pública. E destacou as ações pela valorização dos profissionais de apoio, em especial os da área de nutrição, inclusive com aumento significativo de salário.