Secretário de Educação presta esclarecimentos na AL/MT sobre problemas na rede estadual de ensino

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

O deputado estadual Lúdio Cabral, do PT, convocou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, para prestar esclarecimentos sobre problemas na rede estadual de ensino de Mato Grosso. 

O secretário deve comparecer nesta quarta-feira pela manhã, na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa.

Porto foi convocado para explicar medidas como o fechamento de turmas e escolas, transferência de alunos, lotação dos professores e pedagogos das unidades e turmas fechadas.

O secretário vai ser cobrado ainda sobre as alterações da matriz curricular no sistema de ensino público estadual, retirada da disciplina língua espanhola da matriz curricular, e lotação dos professores, e aumento de 20 para 24 aulas semanais e turmas atribuídas por professor.

Segundo o deputado, a Seduc começou a fechar turmas e escolas estaduais em massa desde 2020, no meio da pandemia. E de acordo com Lúdio, de lá pra cá, não melhorou.

O parlamentar lembrou que muitos estudantes são obrigados a irem para escolas distantes de suas casas, atrapalhando a rotina das famílias.

Lúdio Cabral considerou ainda um erro retirar a Língua Espanhola da matriz curricular. Ele citou também a pressão que o governo exerce sobre os profissionais da Educação.