Secretaria Estadual de Saúde lança Semana de Apoio à Amamentação Indígena nesta sexta-feira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Acervo pessoal | Ana Paula Sabino

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A Secretaria de Estado de Saúde, os Distritos Sanitários Especiais Indígenas de Mato Grosso, Araguaia, Cuiabá, Kayapó, Xavante e Xingu  e um do Pará, o Dsei Kayapó, lançam a Semana de Apoio à Amamentação Indígena nesta sexta-feira, na Aldeia Nossa Senhora de Fátima, da etnia Xavante, na terra indígena São Marcos, a 130 quilômetros de Barra do Garças.

A coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires, e a coordenadora de Saúde Bucal, Andrea Coelho, representam a Secretaria de Saúde no evento.

A ideia é que a semana de mobilização seja comemorada todos os anos e incluída na agenda oficial do Agosto Dourado em Mato Grosso, pois reforça que a amamentação é essencial para assegurar a saúde, a segurança alimentar e o bem-estar de mães e crianças, inclusive as populações indígenas.

Rosiene explicou que o projeto busca fortalecer as práticas tradicionais de cuidado e alimentação dos povos indígenas, incentivar a amamentação e, ao mesmo tempo, promover a formação permanente de profissionais de saúde que atuam em contextos indígenas.

Já o técnico responsável pela Equipe de Promoção da Amamentação e Alimentação Complementar Saudável da Secretaria Estadual de Saúde, Rodrigo Carvalho, algumas comunidades indígenas enfrentam altas taxas de desnutrição infantil, baixo peso ao nascer e mortalidade evitável, sendo urgente a implementação de estratégias voltadas à alimentação infantil.

A iniciativa inédita será realizada até o dia 14 de agosto nas aldeias de Mato Grosso, com ações planejadas de maneira integrada e com participação ativa dos povos indígenas.

Ao longo da semana, serão realizadas rodas de conversa, encontros e oficinas com mulheres indígenas, parteiras tradicionais, profissionais de saúde e gestores públicos.