Secretaria de Saúde de Cuiabá já está vacinando cães e gatos contra a raiva.mp3 |
Foto da manchete: reprodução-Prefeitura de Cuiabá
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses, está disponibilizando a vacina antirrábica para cães e gatos da capital.
A estratégia de vacinação foi reestruturada por conta da pandemia de covid-19, ou seja, para evitar aglomerações nas escolas, onde geralmente aconteciam as campanhas, neste ano, a imunização vai ocorrer de forma fixa e permanente na sede da Unidade de Vigilância em Zoonoses, que fica no bairro Ribeirão do Lipa, de segunda a sexta-feira, das oito às 11 horas da manhã e de uma e meia às quatro e meia da tarde.
Não é preciso fazer agendamento prévio para levar o animal.
Devem ser vacinados cães e gatos a partir de quatro meses de vida, animais prenhes e que estejam amamentando. A vacina não tem contraindicação.
A meta é vacinar mais de 61 mil cães e mais de 13 mil gatos.
A raiva é uma doença transmitida ao ser humano pelo contato com o vírus, através da saliva do animal infectado, sendo cães e gatos os principais responsáveis pela transmissão na área urbana.
Os morcegos também representam um sério problema na saúde pública, pois mantêm em circulação o vírus rábico.
Entre os anos de 2007 e 2019, foram registrados quatro casos de raiva animal em Cuiabá, sendo um em 2007, em um cão; em 2008 em um morcego e dois em 2016, um cão e um morcego.