Secretaria de Saúde alerta para o aumento de casos de tuberculose em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:
A Secretaria Estadual de Saúde emitiu alerta a 60 municípios para o aumento de casos de tuberculose em crianças de zero a nove anos.

A tuberculose é uma doença de notificação compulsória ao Estado, que é diagnosticada e tratada inicialmente pela Atenção Primária dos municípios.

O alerta aponta que foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação um número elevado de trezentas e trinta e uma crianças com tuberculose, no período de 2015 a 2020, em 60 municípios de Mato Grosso, entre eles, Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sorriso.

Conforme o alerta, as causas prováveis para o aumento de casos em crianças podem ser a descontinuidade das ações de rotina como busca ativa de casos; identificação precoce e exame de Sintomático Respiratório, não realização de Tratamento Diretamente Observado, falta de priorização das ações de controle da tuberculose e baixa realização de exames de contatos para os casos já notificados. 

Entre as orientações da SES, para que os municípios enfrentem essa situação, está o monitoramento no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, os contatos de casos confirmados e se os mesmos já foram avaliados, mapear as unidades de saúde que registraram os casos entre crianças para desenvolver atividades de busca ativa, além de criar estratégia para mitigar o número de casos e realizar tratamento diretamente observado para todos os casos confirmados de tuberculose. 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.