Seciteci oferta cursos técnicos para mais de 1,7 mil estudantes de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio

 

Mais de mil e 700 estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso vão contar com formação técnica e profissional oferecida pela Seciteci, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação no ano letivo de 2024.

Os cursos são resultado de parceria entre a Seciteci e a Seduc, Secretaria de Estado de Educação, firmada em 2023, para a oferta de qualificação profissional, como componente do Novo Ensino Médio.

A Seciteci disponibilizou 17 cursos técnicos para serem escolhidos pelos estudantes do 1º ano do Ensino Médio no ato da matrícula e formou 49 turmas em 15 municípios.

As aulas acontecem junto com as matérias regulares da grade curricular, composta pelas quatro áreas do conhecimento, Linguagens, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas.

O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Dimorvan Brescancim, explicou que dessa forma, o estudante vai fazer o ensino médio normal com a Seduc e o ensino técnico com a Seciteci e no final do terceiro ano, ele vai receber uma dupla certificação: uma de conclusão do ensino médio e o diploma do curso técnico que escolheu.

Para a oferta dos cursos, a Secretaria realizou um estudo com base nos indicadores socioeconômicos do Estado e considerou a vocação dos municípios mato-grossenses, a fim de promover a qualificação profissional aos estudantes para uma área que tenha demanda de trabalho na região.

Neste primeiro ano de parceria, o curso mais procurado foi o de Agronegócio, oferecido nos municípios de Diamantino, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde e Tangará da Serra.

Outros cursos com bastante procura foram os de técnicos em Administração, ofertados em Água Boa, Juara e Rondonópolis, e em Logística, disponibilizados em Juara, Matupá, Lucas do Rio Verde e Tangará da Serra.