Seciteci lidera debate governamental sobre uso da inteligência artificial na agricultura e pecuária

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

A Seciteci, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou o Workshop “AI para Agroindústria”, na última semana, em Cuiabá, com representantes do poder público, empresas de referência mundial e universidades.

Também participaram da organização as empresas Lenovo e Intel, além do Parque Tecnológico de Mato Grosso.

Para os especialistas, Mato Grosso pode se destacar, entre os estados do país, no uso da inteligência artificial na agroindústria.

Na avaliação do secretário Allan Kardec, Mato Grosso pode assumir um papel de vanguarda nesse tema da inteligência artificial, que já é realidade no mundo, mas que nenhum Estado brasileiro tem ainda um programa específico para isso.

Kardec disse ainda que o Governo de Mato Grosso quer ter um supercomputador, computação de alto desempenho, mão de obra qualificada, equipamentos e softwares que ajudem quem está no campo.

Durante o workshop, o secretário adjunto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Rodrigo Zanin, também considerou que Mato Grosso pode se destacar com um inédito programa estadual para uso da inteligência artificial na agricultura e pecuária.

Zanin explicou que muita gente já usa inteligência artificial no campo, mas a partir de iniciativas privadas isoladas. Mas em Mato Grosso a meta é pensar esse tema como política de governo.

Já o diretor do Parque Tecnológico, Rafael Bastos, destacou que a inteligência artificial "é algo que vai consolidar Mato Grosso cada vez mais no cenário nacional e pode ser conduzido pelo Estado”.