03 Seciteci anuncia os 12 municípios vencedores da 2º edição do Prêmio Cidades Inovadoras.mp3 |
Foto da manchete: Ascom Seciteci
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio:
A Seciteci, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, revelou, no início da semana, os 12 municípios ganhadores da 2ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras.
O anúncio foi feito durante uma cerimônia realizada no auditório da AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, em Cuiabá.
A premiação é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, promovida pela Seciteci, em parceria com o Parque Tecnológico Mato Grosso e a Fapemat, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso.
O objetivo do prêmio é reconhecer cidades mato-grossenses que investiram em projetos inovadores com soluções sustentáveis e de impacto social.
Segundo o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, Mato Grosso é o primeiro estado brasileiro a premiar municípios que investem em projetos de inovação.
Nesta edição, 16 municípios chegaram à etapa final após passarem por triagem documental, avaliação técnica e entrevistas de validação.
Os projetos foram analisados por uma banca de juízes formada por representantes do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e pela equipe do Parque Tecnológico, que definiram os finalistas de acordo com a categoria inscrita.
Os municípios concorreram em quatro categorias, que consideraram o número de habitantes.
Na categoria A, com municípios de até 10 mil habitantes, foram premiados em 1º lugar Barão do Melgaço, 2º Castanheira e 3º Lambari D’Oeste.
Já na categoria B, para cidade com 10 a 25 mil habitantes, em 1º lugar ficou Araputanga, 2º Alto Araguaia e 3º Chapada dos Guimarães.
Na categoria C, que avalia municípios com 25 a 50 mil moradores, em 1º lugar Água Boa, 2º Campo Verde, 3º Juína.
E na categoria D, que analisou municípios com mais de 50 mil habitantes aparece em 1º lugar Nova Mutum, 2º Sorriso, 3º Tangará da Serra.