| Saúde de Várzea Grande Prioriza ações de prevenção ao câncer de prostata_0.mp3 |
Jurandir Antonio
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande organizou uma série de ações voltadas à saúde do homem alusivas ao “novembro Azul 2019”.
Todas as Unidades de Saúde do município recebem a Campanha com programação que visa fortalecer as recomendações e importância do novembro Azul.
Cada unidade de saúde vai promover a abertura oficial da Campanha com “Dia D”, com ações educativas sobre Câncer de Próstata para conscientizar e sensibilizar os homens, e com isso diminuir incidência da doença no município, além de alertar a população sobre riscos, prevenção, tratamento e a necessidade do diagnóstico precoce.
Conforme o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, muitos homens ainda não têm o hábito de frequentar consultas regulares, para controle da saúde, muitas vezes por desconhecerem a importância da prevenção ou mesmo da política voltada para eles, outras vezes pela própria crença de serem imunes a doenças.
A superintendente da Atenção Primária, Celina Bernardes, explica que o câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico, o toque retal. Por isso, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente.
A recomendação da realização desses exames depende da avaliação do médico. Normalmente é recomendado que eles sejam feitos a partir dos 50 anos de idade. Em pacientes que apresentam histórico familiar desse tipo de câncer, a recomendação é que os exames sejam feitos a partir dos 45 anos, destaca a superintendente.
Assim como no outubro Rosa, durante todo o mês de novembro vários pontos da cidade foram iluminados, dessa vez no tom de azul.