| Saúde de Mato Grosso investiga 49 casos suspeitos de reinfecção pelo novo coronavírus.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Em Mato Grosso, há 49 casos suspeitos de reinfecção pelo novo coronavírus, sendo investigados com base nos exames realizados na rede pública pela Secretaria Estadual de Saúde.
Até o mês passado, eram 35 casos suspeitos. As investigações desses casos ainda não foram concluídas, segundo a secretaria.
A reinfecção ocorre quando a pessoa se recupera da Covid-19 e tempos depois adoece novamente.
Para confirmar se contraiu covid-19 novamente é preciso provar que o código genético do primeiro vírus seja diferente do segundo. Esse código genético é como se fosse uma impressão digital do vírus.
Entre os critérios usados para detectar esse caso raro, o indivíduo deve ter dois resultados do exame RT-PCR para o coronavírus, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois casos de infecção.
Neste mês, a mãe do ex-governador Dante de Oliveira, Maria Benedita Martins de Oliveira, de 99 anos, foi infectada pela segunda vez e venceu a Covid-19. Dona Maria completa 100 anos de idade no próximo dia primeiro de maio.
Também foram reinfectados os deputados estaduais Valmir Moretto e Paulo Araújo, além da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.