| Santa Casa de Cuiabá realizará mutirão de prevenção ao câncer de mama.mp3 |
Vinícius Antônio - Da redação
O Hospital Estadual Santa Casa vai realizar um mutirão de consultas e exames para identificação precoce do câncer de mama, no dia 19 de outubro.
O mutirão anunciado pelo governador Mauro Mendes, vai atender pacientes que já aguardam na fila de regulação.
O exame de mamografia, que identifica o câncer de mama, é ofertado na Rede Pública de Saúde por meio de unidades estaduais, municipais e particulares, sendo custeado pelo SUS e podem ser realizados em diversos municípios do Estado.
De acordo com dados do sistema DataSUS, do Ministério da Saúde, Mato Grosso realizou oito mil 386 mamografias para rastreamento da doença em 2019, sendo quatro mil 958 somente na baixada cuiabana e duas mil 501 na região do Teles Pires. Ainda neste ano, foram realizados 160 exames de mamografia diagnóstica no estado.
O exame de rotina é recomendado para mulheres com idade entre 50 a 69 anos, a cada dois anos. Para pacientes de risco, a partir dos 35 anos de idade e com indicação médica, o exame diagnóstico é recomendado a partir do resultado da avaliação clínica, conforme estabelecem as diretrizes de rastreamento do câncer de mama do Ministério da Saúde.
Os usuários do SUS que se enquadrarem nos perfis definidos podem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para passar por uma avaliação.