Saiba o que abre e fecha no feriado da Independência na grande Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Carlos Vieira/CB

Por Jurandir Antônio  Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Os trabalhadores do comércio de Cuiabá e Várzea Grande podem trabalhar no feriado nacional da Independência do Brasil, comemorado nesta quinta-feira.

A confirmação foi feita pela CDL, Câmara de Dirigentes Lojistas Cuiabá, nesta terça-feira.

Segundo a convenção coletiva do comércio, que abrange ambos os municípios, o trabalhador que for convocado terá direito ao dobro da remuneração pelas horas de trabalho, incluindo as comissões das vendas realizadas nesse dia.

De acordo com o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, a abertura e convocação dos colaboradores pelos empresários do comércio de Cuiabá e de Várzea Grande é opcional.

Granja explicou que as lojas de rua que vão abrir, provavelmente, em sua maioria, e o atendimento será apenas por meio período, já as de shopping vão atender em horário de domingo, ou seja, das duas horas da tarde até as oito da noite.

A expectativa é que os setores alimentício, lazer, turismo e entretenimento sejam beneficiados, já que muitas pessoas consomem mais nesses setores em feriados.

Para os shoppings, tanto as lojas quanto as praças de alimentação devem funcionar.

Por outro lado, não haverá expediente nos órgãos públicos federais, estaduais e municipais nesse feriado.

Apesar disso, os serviços públicos de natureza essencial, como saúde e segurança, estarão operando em regime de plantão para garantir a continuidade dos serviços à população.

Nas agências bancárias, o atendimento será suspenso dia sete de setembro.

A Febraban, Federação Brasileira de Bancos, diz que contas de consumo, como água, energia, telefone e carnês com vencimento no dia sete, poderão ser quitadas no primeiro dia útil subsequente ao feriado.