Sábado é o dia “D” de vacinação contra o sarampo. Saúde pede o empenho dos pais.

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio

Neste sábado, 19 de outubro, acontece o Dia “D” da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

Doenças que estavam erradicadas no Brasil estão ressurgindo, entre elas, poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche.

Neste contexto, o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, alerta à população para o Dia D da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação, que será neste sábado.

Na oportunidade, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos. A imunização controlou muitas doenças graves não apenas no Brasil, mas também no mundo.

“Peço a população mato-grossense que participe do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação.  Essa é uma força-tarefa nacional de imunização contra o sarampo e outras doenças ”, enfatizou Figueiredo.  

De acordo com a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, Alessandra Moraes, a vacinação é a melhor maneira de se proteger contra as doenças e o Estado não mede esforços para abastecer os estoques dos municípios.

As campanhas de vacinação sofreram um grande ataque, foram bombardeadas com informações falsas e mentirosas, gerando medo em parte da população, que passou a ter dúvidas quanto à eficácia da imunização.

Essas notícias falsas ficaram conhecidas como fake news, que rapidamente ganharam o mundo virtual e viralizaram na internet, sendo compartilhadas nos perfis de redes sociais, ocasionando um considerável retrocesso à saúde humana e resultando na baixa procura pela vacinação.

Boa parte dos adultos responsáveis por crianças, por exemplo, já não priorizam a vacinação dos pequenos.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.