05 Rumo termina ponte no sudeste de Mato Grosso e obras da Ferrovia avançam.mp3 |
Foto da manchete: Crop AgroComunicação
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio:
A Rumo concluiu as obras da ponte sobre o Córrego São Paulo, entre os municípios de São Pedro da Cipa e Poxoréu, na região sudeste de Mato Grosso.
A estrutura, com 120 metros de extensão, foi iniciada em outubro de 2024 e mobilizou 150 trabalhadores.
A ponte é estratégica para a continuidade da Ferrovia de Mato Grosso, pois permite a ligação do trecho sul com o trecho norte da obra.
Com a conclusão da ponte, a distância entre os trechos caiu para apenas 120 metros, viabilizando uma logística mais eficiente, segura e adequada ao transporte de equipamentos pesados.
Segundo o diretor da Ferrovia de Mato Grosso, Ângelo Kury, foram grandes os desafios de engenharia para que a ponte fosse concluída com excelência.
Ele explicou ainda que a obra fortalece a integração das frentes de trabalho e contribui diretamente para o avanço das obras de infraestrutura ferroviária.
A ponte do Córrego São Paulo integra um pacote de 25 obras de arte especiais previstas na primeira fase da Ferrovia de Mato Grosso.
Esta etapa inicial contempla 162 quilômetros de novos trilhos, partindo de Rondonópolis até o terminal em construção na BR-070, no município de Dom Aquino, um investimento que reforça a relevância logística da região e prepara o estado para um novo ciclo de desenvolvimento ferroviário.
A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país. Administra mais de 13 mil quilômetros de ferrovias em nove estados brasileiros.
A base de ativos é formada por mil e 200 locomotivas e 33 mil vagões, além de mais de oito mil colaboradores em todo o Brasil.