| 07 Roupas, calçados e perfumes lideram intenções de compra para o Dia dos Pais.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria Sebrae/MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
A pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia dos Pais 2025, elaborada pelo Sebrae, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso, revela que roupas, com 35%, calçados, 19%, e perfumes, com 17%, são os presentes mais desejados pelos consumidores mato-grossenses neste ano.
O ticket médio previsto para os gastos na data é de 298 reais, valor 14% superior ao registrado em 2024.
O dado sinaliza uma retomada do consumo afetivo e um cenário favorável para o varejo, especialmente para os pequenos empreendedores.
O levantamento mostra que 68% dos entrevistados pretendem comemorar a data, representando um crescimento de oito pontos percentuais em relação ao ano passado.
O presente ainda é a principal forma de celebração, mas as experiências afetivas e o almoço em família também ganham espaço.
Segundo o estudo, o comportamento mais comum será a combinação entre presente e almoço, praticada por 11,4% dos consumidores.
Segundo a analista Técnica do Sebrae Mato Grosso, Érika Cunha, o Dia dos Pais representa uma excelente oportunidade para os setores de comércio e serviços alavancarem as vendas com campanhas temáticas, kits personalizados e experiências diferenciadas.
Segundo ela, além das grandes redes, pequenos empreendedores também podem se beneficiar da data, apostando em criatividade, atendimento personalizado e produtos sob medida, como cestas, presentes artesanais e serviços de delivery — para conquistar clientes em busca de algo especial e afetivo.
O levantamento foi conduzido por entrevistas telefônicas, entre os dias três e 27 de junho, em todo o estado de Mato Grosso.
Foram entrevistados mil 120 residentes, maiores de 18 anos. A margem de erro de 5% para 95% de confiança.