Roupas, calçados e perfumes lideram intenções de compra para o Dia dos Pais

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria Sebrae/MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

A pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia dos Pais 2025, elaborada pelo Sebrae, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso, revela que roupas, com 35%, calçados, 19%, e perfumes, com 17%, são os presentes mais desejados pelos consumidores mato-grossenses neste ano. 

O ticket médio previsto para os gastos na data é de 298 reais, valor 14% superior ao registrado em 2024. 

O dado sinaliza uma retomada do consumo afetivo e um cenário favorável para o varejo, especialmente para os pequenos empreendedores. 

O levantamento mostra que 68% dos entrevistados pretendem comemorar a data, representando um crescimento de oito pontos percentuais em relação ao ano passado. 

O presente ainda é a principal forma de celebração, mas as experiências afetivas e o almoço em família também ganham espaço. 

Segundo o estudo, o comportamento mais comum será a combinação entre presente e almoço, praticada por 11,4% dos consumidores. 

Segundo a analista Técnica do Sebrae Mato Grosso, Érika Cunha, o Dia dos Pais representa uma excelente oportunidade para os setores de comércio e serviços alavancarem as vendas com campanhas temáticas, kits personalizados e experiências diferenciadas. 

Segundo ela, além das grandes redes, pequenos empreendedores também podem se beneficiar da data, apostando em criatividade, atendimento personalizado e produtos sob medida, como cestas, presentes artesanais e serviços de delivery — para conquistar clientes em busca de algo especial e afetivo. 

O levantamento foi conduzido por entrevistas telefônicas, entre os dias três e 27 de junho, em todo o estado de Mato Grosso.

Foram entrevistados mil 120 residentes, maiores de 18 anos. A margem de erro de 5% para 95% de confiança.