Rondonópolis vai sediar Encontro Regional das Comunidades Eclesiais de Base neste fim de semana

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: CNBB (imagem ilustrativa)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Rondonópolis recebe cerca de 500 lideranças religiosas e populares de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal entre os dias dois e quatro de dezembro, de sexta-feira a domingo, para refletir sobre os desafios sociais, políticos e eclesiais do país e seus impactos nas comunidades religiosas cristãs. 

É o 16° Encontro Regional das CEBs, Comunidades Eclesiais de Base, que vai acontecer nas dependências do Centro de Eventos Santa Terezinha, no bairro Novo Horizonte.   

A atividade também é chamada de “Quinzinho”, já que é preparativo para o 15º Encontro Nacional Intereclesial das CEBs, previsto para julho de 2023, também em Rondonópolis, com a presença de mais de mil 500 pessoas de todo o Brasil e de outros países.  

As CEBs são vinculadas principalmente à Igreja Católica e seus integrantes são pessoas ligadas à pastorais, organismos e movimentos populares que desenvolvem uma prática social unindo fé e vida, organização comunitária e transformação da realidade.     

O tema do encontro regional é “CEBs: Igreja em saída, na busca da vida plena para todos e todas”. 

Entre os assuntos em debate: o fundamentalismo religioso; a má distribuição de renda; as crises econômicas, política e ambiental; construção de uma Igreja participativa; e a valorização de uma espiritualidade que respeite os povos indígenas, a população afro-brasileira e a natureza.  

A programação do evento prevê ainda orações, místicas espirituais, cantos e danças, debates em grupos e plenárias.

As reflexões serão auxiliadas pelos assessores pastorais e pelo bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, dom Maurício da Silva Jardim.  

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.