Rondonópolis aprova retorno das aulas na rede particular para crianças até 12 anos.wav |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Durante reunião, no último fim de semana, o Comitê de Gestão de Crise da Prefeitura de Rondonópolis aprovou o retorno das aulas na rede particular para crianças menores de 12 anos.
Um novo decreto foi publicado nesta segunda-feira autorizando o retorno imediato das aulas presenciais nas escolas particulares da cidade.
Já a rede municipal de educação terá que apresentar um Plano de Contingenciamento, onde serão criadas as condições ideais para o retorno das aulas presenciais e isso será levado para aprovação do Comitê em até 15 dias.
A decisão do Comitê de liberar o retorno a aula foi respaldada por um parecer técnico da Vigilância Sanitária Ambiental do município, após avaliar os planos de contingenciamento encaminhados pelas escolas particulares e filantrópicas.
Na oportunidade, o médico e professor do curso de medicina da Universidade Federal de Rondonópolis, Rafael Mederi, explicou que estudos científicos recentemente divulgados na Europa, recomendam a abertura e retorno às aulas presenciais de crianças entre três e 12 anos de idade.
Segundo o médico, os estudos europeus comprovaram a baixa taxa de contaminação de crianças, com menos de 1%, e a baixa transmissibilidade ocasionada por crianças contaminadas, 50% menor que um adulto.
Na opinião do Dr. Rafael, a abertura das escolas e o retorno das aulas presenciais em Rondonópolis, não seriam nenhum fator de risco considerável.
Mesmo com a liberação, a Vigilância Sanitária vai manter a fiscalização e acompanhar diariamente as situações de risco em cada unidade.