Reunião discute medidas para a recuperação, proteção e preservação do pantanal mato-grossense

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
O Sindicato Rural de Poconé reuniu na última quarta-feira, em uma plataforma digital, mais de cem pessoas, entre produtores rurais pantaneiros, representantes da Famato, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, técnicos, profissionais das engenharias, projetistas e Crea, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso.

O objetivo do evento foi discutir o decreto estadual que permite atividades de restauração das formações campestres na planície inundável do Bioma Pantanal mato-grossense.

A reunião contou com a participação da secretária de estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti. A gestora foi convidada pela Famato para esclarecer as dúvidas dos produtores e técnicos.

Muitos produtores com propriedade rural no Pantanal ainda têm dúvidas em relação ao decreto específico para o bioma Pantanal.

Entre elas estão, por exemplo, como deve ser feita a limpeza, espécies que podem ser retiradas, características das plantas que podem ou não ser removidas, assim como o uso do fogo controlado, instalação de tanques que armazenam água no período chuvoso para que o gado e animais selvagens possam consumir na seca, entre outros.

No encontro também foram discutidos os valores das taxas para autorização de limpeza e queima controlada. 

Também ficou esclarecido que o prazo de validade da autorização de limpeza é de três anos. Além disso, para o uso de fogo para manejo direto da vegetação é necessária uma autorização especial de queima controlada e deverá atender as medidas impostas pela Sema, obedecendo o período proibitivo de uso do fogo delimitado pelo governo do estado. 

Outra preocupação do presidente do Sindicato Rural de Poconé, Raul Santos, é o esvaziamento das propriedades.

Segundo ele, muitos produtores abandonaram as fazendas por conta da inutilização dos pastos e das dificuldades para investir em infraestrutura, consequência das rigorosas legislações.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.