A Seduc, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, já tem data definida para o período de rematrícula e matrícula do ano letivo de 2026 na rede estadual de ensino_0.mp3 |
Foto da manchete: Seduc/MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio:
A Seduc, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, já tem data definida para o período de rematrícula e matrícula do ano letivo de 2026 na rede estadual de ensino.
A partir do dia 29 de setembro até três de outubro, os responsáveis podem atualizar a documentação do estudante.
O processo de matrícula na rede pública estadual será feito em três etapas, sendo rematrícula automática, solicitação de matrícula para estudantes oriundos de redimensionamento ou reordenamento, e solicitação de matrícula de novos estudantes.
A rematrícula automática é destinada para estudantes realocados para turma do ano letivo subsequente.
O redimensionamento é destinado para estudantes oriundos da rede municipal e será direcionado para a rede estadual.
Já o processo de matrícula é para novos estudantes na unidade estadual.
Mesmo com a rematrícula automática, os pais, responsáveis legais ou o próprio estudante quando maior de idade, devem atualizar o cadastro, apresentando toda a documentação pendente.
A falta de atualização cadastral pode comprometer a precisão das informações dos estudantes, dificultando a comunicação entre escola e família, além de prejudicar o acesso a recursos e programas educacionais.
Já a matrícula de redimensionados poderão ser feitas do dia três a 10 de outubro.
No caso dos novos estudantes, a matrícula poderá ser feita pela internet pelos pais, responsáveis ou os próprios alunos caso maiores de 18 anos, do dia 13 de outubro a sete de novembro.
A fase de solicitação de matrícula para estudantes da educação especial acontecerá no período de 23 de outubro a sete de novembro.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a rematrícula é fundamental para que as unidades de ensino possam organizar turmas, planejar o quadro de professores e assegurar o atendimento adequado de todos os estudantes.