| 01 Relatora pede indiciamento de Bolsonaro e mais 60 golpistas. Três são de MT.mp3 |
Foto da manchete: Marcos Oliveira/Agência Senado
Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A relatora da CPMI, Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, senadora Eliziane Gama, do PSD do Maranhão, anunciou, nesta terça-feira, em Brasília, os nomes dos primeiros indicados para serem indiciados pela tentativa de golpe de estado ocorrida quando vândalos invadiram e quebraram as sedes dos Três Poderes.
Entre eles, estão o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro; os generais Wálter Braga Netto, Augusto Heleno, Luiz Eduardo Ramos, Paulo Sérgio Nogueira, Marco Antonio Freire Gomes e Ridauto Lúcio Fernandes.
Também aparecem na lista o ex-comandante da Marinha, Almirante Almir Garnier, o tenente-coronel Mauro Cid, o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques.
A maior parte destes e de outros indicados para indiciamento, caso o relatório seja aprovado pela comissão, é acusada dos crimes de associação criminosa, abolição violenta do estado democrático de direito e golpe de estado.
O relatório pede que o ex-presidente Jair Bolsonaro seja indiciado pelos crimes de associação criminosa, tentativa de abolição violenta do estado democrático de direito, tentativa de depor governo legitimamente constituído, e emprego de medidas para impedir o livre exercício de direitos políticos.
Faz parte da lista também a deputada federal Carla Zambrelli, do PL de São Paulo.
Eliziane Gama incluiu, ainda, o nome de diversos outros militares, policiais rodoviários federais e integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal, além de diversos suspeitos de terem financiado ou influenciado a tentativa de golpe de Estado, durante os atos do 8 de janeiro.
O relatório pede o indiciamento de três pessoas de Mato Grosso. São eles: o presidente da Aprosoja Brasil, Associação Brasileira dos Produtores de Soja, Antônio Galvan, o vice-presidente da Aprosoja Mato Grosso, Lucas Costa Beber, e o ex-candidato a vereador por Comodoro, o terrorista Alan Diego dos Santos Rodrigues, condenado pela Justiça por tentar explodir uma bomba no aeroporto de Brasília.