06 Rebanho bovino de Mato Grosso tem mais de com 32 milhões de cabeças.mp3 |
Foto da manchete: Secom-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
O rebanho bovino mato-grossense conta com pouco mais de 32 milhões de cabeças.
É o que aponta o mais recente balanço de dados obtidos durante a campanha de atualização do estoque de rebanho, realizado entre maio e junho passado, pelo Governo do Estado, por meio do Indea, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado.
No total Mato Grosso conta com 32 milhões 186 mil e 137 animais, sendo a maioria deles concentrada nas regiões norte e oeste.
As dez maiores cidades com liderança na pecuária são Cáceres, com quase um milhão e 400 mil cabeças, Vila Bela da Santíssima Trindade, pouco mais de um milhão, Juara, perto de 900 mil cabeças.
Além de Colniza, Juína, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Nova Bandeirantes, Porto Esperidião e Poconé.
Juntas essas cidades concentram um quarto do rebanho estadual, com mais de oito milhões de bois.
Com o quantitativo de pouco mais de 32 milhões de cabeças de gado, Mato Grosso segue na liderança nacional de rebanho, estando bem à frente do 2º colocado, o Estado do Pará, com 25 milhões de bovinos, e o 3º colocado, Goiás, com 23 milhões de bois.
Dados obtidos durante a campanha de atualização do estoque de rebanho apontam ainda que Mato Grosso tem um milhão 654 mil e 562 suínos tecnificados, ou seja, de criação intensiva, presentes em 109 estabelecimentos rurais concentrados em 26 cidades.
Tapurah, Nova Mutum, Sorriso, Vera e Lucas do Rio Verde são os que mais possuem suínos comerciais.
Na criação de aves comerciais Mato Grosso conta com um total de 42 milhões 488 mil e 35 aves. Desse total de pouco mais de 42 milhões, cerca de 381 mil são codornas.
Todo volume está concentrado em 61 municípios, que reúnem 355 estabelecimentos rurais voltados para a criação de aves.
Nova Mutum, Primavera do Leste, Campo Verde, Sorriso e Lucas do Rio Verde são os cinco municípios que reúnem o maior número de aves comerciais.