| 06 Ramo da alimentação terá destaque especial na Feira do Empreendedor do Sebrae Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Divulgação
Por Jurandir Antônio Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Mato Grosso tem uma gastronomia reconhecida nacionalmente pelo sabor e tempero marcantes, o que permite infinitas possibilidades para o ramo alimentício.
Por isso, o Sebrae, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso, vai promover durante a 13ª Feira do Empreendedor – “Conexões que Transformam”, pelo menos quatro palestras e atividades voltadas ao segmento de alimentos e bebidas.
Além disso, durante a feira, que será realizada de cinco a oito de outubro, das duas horas da tarde às 10 da noite, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, o público terá uma ampla praça de alimentação.
Outra novidade nesta área será a instalação de uma Dark Kitchen, que é um novo modelo de negócio conhecido popularmente como “restaurante fantasma”, quando uma cozinha bem equipada e estruturada é compartilhada por empreendedores do ramo da alimentação.
Segundo a gestora da Feira, Erika Cunha, estas cozinhas cresceram por causa da pandemia, e, como não há espaço para atendimento presencial, os custos são bem mais baixos e divididos entre os que fazem uso da mesma.
No local, é possível produzir diversos produtos, como hambúrguer, pizza, comida japonesa e tantas outras opções no mesmo espaço.
Erika lembrou que é um negócio voltado exclusivamente ao delivery, que ganhou força nos últimos anos e a ideia é oportunizar novas possibilidades de negócios para o ramo gastronômico durante a Feira.
O setor de hamburgueria, que é um dos que mais crescem no país, também será destaque no evento.
Para se ter ideia, no Brasil tem mais de 457 mil hamburguerias/lanchonetes, e destas, 63% são tocadas por MEIs, microempreendedores individuais.
Desse percentual, 2% estão em Mato Grosso, que correspondem a nove mil 432 mil empresas no ramo e 70% são microempreendedores individuais.