| Ramba já está descansando no Santuário de elefantes, em Chapada dos Guimarães.mp3 |
Jurandir Antonio
A elefanta Ramba já está no Santuário de elefantes, em Chapada dos Guimarães, depois de viajar por quatro dias do Chile até Mato Grosso, num total de três mil e 600 quilômetros.
De Santiago, no Chile, ela foi transportada de avião, um boeing 747 cargueiro. No último percurso feito por terra, ela percorreu mais de mil e 400 quilômetros num caminhão, até chegar ao Santuário.
De acordo com a equipe que acompanho Ramba, a viagem foi tranquila e sem intercorrências. Durante o trajeto, houve uma parada para descansar em Santa Fé do Sul, em São Paulo.
Ramba era a última elefanta de circo do Chile e o processo para que ela fosse transferida para o Brasil durou seis anos, dois deles só dedicados à logística da viagem. Este é o primeiro caso de resgate internacional de elefante de cativeiro mediante denúncia de maus-tratos que o Brasil recebe.
De acordo com os veterinários, a elefanta Ramba tem mais de 53 anos e pesa aproximadamente quatro toneladas. Ela passou a maior parte da vida em circos e sofrendo maus-tratos.