Quatro dos oito federais de Mato Grosso se reelegeram e bancada terá quatro novatos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Montagem/Reprodução

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio


Quatro dos oito deputados federais de Mato Grosso se reelegeram, neste domingo, e terão mais quatro anos de mandato.

A renovação na Câmara Federal é de 50%.

O PL segue com a maior bancada e elegeu três federais: Coronel Fernanda e Coronel Assis, reeleitos, e Thiago Boava.  Boava é viúvo da ex-federal Amália Barros.

A façanha se deve, especialmente, à votação histórica de Fernanda, que teve mais de 200 mil votos.

Coronel Assis, por sua vez, também teve boa performance, chegando a 126 mil votos.
Já Thiago Boava chegou a mais de 70 mil votos.

A segunda maior bancada ficou com a Federação União Progressista, que conseguiu duas vagas: Fábio Garcia, reeleito, e a ex-primeira-dama de Mato Grosso Virginia Mendes.

A professora Rosa Neide, do PT, que nas últimas eleições foi a deputada mais votada em Mato Grosso, mas não assegurou uma vaga em razão da federação PT, PV e PC do B não conseguir atingir o quociente eleitoral, dessa vez foi eleita.

Ela foi a segunda mais votada neste ano, com mais de 136 mil votos e, com isso, garantiu uma das oito vagas na Câmara Federal.

Foram eleitos ainda Juarez Costa, do Republicanos, e Coronel Roveri, do Podemos.

Já os federais Emanuelzinho, do PSD, Rodrigo da Zaeli, do PL, e Nelson Barbudo, do Podemos, não conseguiram se reeleger.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Yaponira Cavalcanti