Quase mil motoristas foram pegos dirigindo bêbados em Mato Grosso ao longo de 2023

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: BPMTRAN

Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio

 

Um levantamento divulgado nesta terça-feira, pelo Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário mostra que quase mil motoristas foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool de janeiro a dezembro de 2023, em Mato Grosso.

De acordo com os dados, foram 971 pessoas autuadas por dirigirem sob efeito de álcool e outros 470 motoristas foram flagrados dirigindo em níveis altos de embriaguez, crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

O estudo aponta ainda, que 255 pessoas se recusaram a fazer o teste do bafômetro, no período analisado.

Os dados foram coletados de janeiro a dezembro de 2023, em cidades como Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Poxoréo, Sorriso, Pontes e Lacerda, Nova Mutum, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimarães e Acorizal.

Ainda segundo o levantamento, mil 794 acidentes de trânsito nas vias urbanas foram registrados pelo Batalhão nas cidades citadas.

Outras 197 ocorrências foram acidentes nas estradas e rodovias mato-grossenses.

Ao todo, foram quase 50 mil autuações no trânsito, mais de 13 mil testes de bafômetro realizados e mais de 57 mil veículos abordados durante o ano passado.

De janeiro a dezembro de 2023, as autuações mais aplicadas pelo Batalhão de Trânsito foram: dirigir sem cinto de segurança e ultrapassar em local proibido.