PSA. Evento da Famato vai mostrar como funciona o Pagamento por Serviços Ambientais

Foto da manchete: ASCOM Senar

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A Famato, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, promove na próxima sexta-feira, seis de junho, um ‘Diálogo aberto sobre Pagamentos por Serviços Ambientais no Pantanal’.

O evento será às três horas da tarde, pelo youtube da Famato, em formato de live e vai falar sobre como funciona o Pagamento por Serviços Ambientais e os caminhos para que os produtores rurais possam conseguir.

A primeira apresentação será com o professor e pesquisador da Universidade Federal da Grande Dourados João Borges, que falará sobre “Modelos Globais de Pagamentos por Serviços Ambientais: Lições para a Sustentabilidade no Brasil”.

Ele vai explicar o que é Pagamento por Serviços Ambientais.

Em seguida, o pesquisador da Embrapa Pantanal, Walfrido Tomaz, traz informações sobre “O Papel Estratégico da Pesquisa e da Inovação frente aos desafios para Pagamentos por Serviços Ambientais".

Já o superintendente de Mitigação e Adaptação Climática da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, Fabio Bolzan, vai compartilhar como estão desenvolvendo na prática o Programa por Serviços Ambientais no Estado vizinho.

A palestra de encerramento será com Heitor Liebana Verjas, pesquisador e mestrando em Gestão do Agronegócio e Sustentabilidade pela UFGD, com foco em Economia Comportamental e Tomada de Decisão com os Produtores Rurais.

Heitor é responsável pelo projeto de pesquisa ‘Disposição a Aceitar Pagamentos Por Serviços Ambientais: um estudo com pecuaristas do Pantanal’, que tem foco em apoiar a elaboração de políticas públicas no Pantanal.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site sistemafamato.org.br.