Prossegue até sexta-feira, no Alto Xingu, o encontro indígena liderado pelo Cacique Raoni

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por: Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

Começou, nesta segunda-feira, na Aldeia Piaraçu, no território Kayapó, em São José do Xingu, norte de Mato Grosso, o evento denominado o "Chamado do Cacique Raoni – Grande encontro das lideranças guardiãs da Mãe Terra".

O evento, que prossegue até sexta-feira, 28 de julho, é uma iniciativa liderada pelo Cacique Raoni, conhecido mundialmente pela luta em defesa dos direitos indígenas e pela proteção do meio ambiente.

Durante essa semana serão debatidas questões cruciais para a sobrevivência e preservação das comunidades indígenas, com destaque para o tema do marco temporal, uma tese que tem colocado em risco a demarcação das terras indígenas.

Para Raoni, a preservação das terras indígenas é uma questão vital para o bem-estar não apenas das comunidades indígenas, mas de toda a humanidade.

Em um vídeo enviado aos convidados do evento, ele expressou sua preocupação com as mudanças climáticas e os impactos devastadores que o desmatamento pode causar.

O evento, além de ser um espaço para discussões políticas e estratégicas, também será uma oportunidade única de reunir lideranças de diferentes idades e gêneros no território indígena, buscando a troca de saberes e experiências para a construção de soluções coletivas.