Projeto vai capacitar indígenas para instalar e fazer manutenção de placas de energia solar

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por: Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

O projeto do Instituto I9Sol, aprovado em edital do Programa REM MT, vai garantir autonomia e melhorar a qualidade de vida de cinco povos indígenas de Mato Grosso.

Por meio do Projeto Escola Oficina Solar, 30 lideranças indígenas vão aprender a instalar e fazer a manutenção de placas solares, que vão beneficiar diretamente suas terras indígenas.

A oficina é realizada no departamento de eletrônica e eletrotécnica do IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso.

Segundo a Presidente do Instituto Yukamaniru de Apoio às Mulheres Indígenas Bakairi, Darlene Taukane, o curso surgiu para atender a enorme necessidade e reivindicação de povos indígenas pelo acesso básico à rede de distribuição de energia.

Dificuldades de comunicação e falta de saneamento básico são as principais queixas dos povos.

Foi então que surgiu a ideia, e o Instituto I9sol se uniu ao IFMT e ao Programa REM MT para desenvolver o projeto.

O objetivo é capacitar diversas comunidades indígenas de Mato Grosso, para que elas dominem conhecimentos, produzam e mantenham painéis para a geração de energia solar para satisfazer as demandas críticas de suas regiões.

Serão beneficiadas as etnias Bakairi, Xavante, Yawalapiti, Wauja e Guató.