Projeto reserva 10% da área dos cemitérios de Cuiabá para enterrar animais domésticos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Câmara de Cuiabá

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

O vereador por Cuiabá, Sargento Vidal, do Pros, apresentou um Anteprojeto de Lei solicitando que o prefeito Emanuel Pinheiro, do MDB, envie uma mensagem à Câmara Municipal determinando que 10% da área dos cemitérios da capital sejam destinados para enterrar animais domésticos.

 

O objetivo do projeto é amenizar a dor das famílias que perdem animais de estimação e que tem que fazer o descarte dos bichinhos em locais inadequados.

 

Na justificativa, o vereador destacou que em Cuiabá não existem cemitérios para animais. Existe apenas um crematório particular que cobra um valor alto pelo serviço, o que exclui pessoas com menos recursos financeiros.

 

“A morte de um animal de estimação tem causado grande transtorno aos moradores de Cuiabá e Várzea Grande. Na verdade, isso acontece em todo o país com o descarte de animais domésticos como cães e gatos e muitas vezes até cavalos”, disse o parlamentar.

 

Vidal pede ainda que no local onde será construído o Hospital Público Veterinário de Cuiabá, seja separado um espaço para a implantação de um crematório de animais.

 

O vereador ressaltou que a proposta é muito importante, pois muitas pessoas por não terem onde fazer o descarte dos animais mortos, acabam abandonando em locais inapropriados como nascentes ou Área de Preservação Permanente.

 

No projeto, o Sargento Vidal lembrou que hoje não existe respaldo na legislação para que o animal de estimação possa ser enterrado junto com seus donos, ou tutores.

 

Caso seja aprovado, o sepultamento será prioritário aos animais domésticos de estimação da família que tiver jazigo próprio. O objetivo é respaldar legalmente essa possibilidade, fortalecendo o elo de amor entre humanos e animais.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.