Projeto que prevê a distribuição de absorventes em escolas públicas deve ser votado nesta quarta-feira

Áudio

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
O projeto de lei, que prevê a distribuição de absorventes em escolas públicas de Mato Grosso, pode ser votado nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa.

 

Proposto no ano passado pelo deputado Sílvio Fávero, do PSL, que faleceu vítima da covid-19, o projeto conta com coautoria da deputada Janaina Riva, do MDB.

 

A parlamentar solicitou que o projeto seja incluído na pauta desta semana.

 

A iniciativa já havia sido aprovada pela Casa de Leis, mas foi vetada pelo Governo do Estado sob alegação de vício de iniciativa.

 

Agora, o texto passou por alterações e deverá ser votado no parlamento estadual nesta semana.

 

A iniciativa aponta como sendo uma questão de saúde pública o combate à falta de acesso a absorventes higiênicos em âmbito estadual.

 

Segundo trecho do projeto, o dispositivo aponta para a criação de um Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos nas escolas públicas estaduais.

 

A medida visa possibilitar o acesso das estudantes aos absorventes, prevenindo o risco de doenças, além de combater a chamada “pobreza menstrual”.

 

Segundo a deputada, muitas estudantes chegam a abandonar temporariamente as salas de aula por conta do período menstrual.

 

"Muitas meninas deixam de ir à escola, colocam miolo de pão na vagina, usam fraldas de pano ou simplesmente deixam de ir à escola por vergonha e medo de vazamentos por não terem dinheiro para comprar absorventes", justificou Janaina.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.